Projeto: Juninho Sorvetes
22 de outubro de 2018
Fotografia de Produtos: Anéis
13 de novembro de 2018

O mercado de vendas on-line atual

O período entre novembro e dezembro é o mais aguardado pelos varejistas virtuais pois conta com duas datas comerciais que movimentam muito o mercado: O Black Friday e o Natal.

Segue um panorama geral do e-commerce brasileiro atual:

No primeiro semestre de 2018, 32% das transações foram realizadas em dispositivos móveis e 68% em computadores e notebooks.

Ao comparar o primeiro semestre de 2017 com o primeiro semestre de 2018, temos o seguinte cenário:

1º semestre de 2017: 12,4 milhões de pedidos com um faturamento de 5,2 bilhões.

2º semestre de 2018: 17,4 milhões de pedidos com um faturamento de 6,7 bilhões.

O crescimento das vendas online só aumentam!

A pesquisa do Ebit ainda revelou que a idade média dos consumidores é de 43 anos e a classe social que mais compra são as classes C, D e E.

A região que mais compra pela internet é a região sudeste com 61,2%.

A compra no geral é mais realizada à vista, contando com 52,1%. Somente 19,5 parcelam de duas a três vezes e 28,5 parcelam em 4, 12 ou mais vezes.

 

A cada ano aumentam os e-commerces que migram para o modelo de marketplaces, ou seja, sites que permitem a venda de outros lojistas na mesma plataforma. Os top players aqui no Brasil são: Amazon, Submarino, Americanas. Shoptime, Magazine Luiza, Mercado Livre, Casas Bahia, Ponto Frio e Walmart.

Mesmo com a crise econômica, em 2017 a taxa de crescimento dos marketplaces doi de 19,9% alavancado principalmente pelos marketplaces de produtos novos e usados (B2C e C2C) e artesanatos como Mercado Livre, Elo 7 e Enjoei.

 

Sobre a logística, que é um dos pontos mais importantes para o planejamento e operação do e-commerce, as entregas de produtos realizadas no período de 30 de maio de 2018 e 4 de julho de 2018 foram:

53% transportadoras privadas

10% retirou na loja

37% via correios.

 

Assista o vídeo completo:

Fonte: EBit, Google e Revista Veja.

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